quarta-feira, 6 de abril de 2016

Educação Ambiental

 Histórico da Educação Ambiental no mundo
ANO / ACONTECIMENTOS
SÉCULO XIX
  • 1869 Ernst Haeckel propõe o vocábulo “ecologia” para os estudos das relações entre as espécies e seu ambiente.
  • 1872 Criação do primeiro parque nacional do mundo “Yellowstone”, USA.
SÉCULO XX
  • 1947 Funda-se na Suíça a UICN- União Internacional para a Conservação da Natureza
  • 1952 Acidente de poluição do ar em Londres provoca a morte de 1600 pessoas
  • 1962 Publicação da “Primavera Silenciosa” por Rachel Carlson
  • 1965 Utilização da expressão “Educação Ambiental” (Enviromental Education) na “Conferência de Educação” da Universidade de Keele, Grã-Bretanha.
  • 1966 Pacto Internacional sobre os Direitos Humanos - Assembléia Geral da ONU
  • 1968 Fundação do Clube de Roma
  • 1972 Publicação do Relatório “Os Limites do Crescimento” - Clube de Roma
  • 1972 Conferência de Estocolmo - Discussão do Desenvolvimento e Ambiente, Conceito de Ecodesenvolvimento. Recomendação 96 Educação e Meio Ambiente
  • 1973 Registro Mundial de Programas em Educação Ambiental - USA
  • 1974 Seminário de Educação Ambiental em Jammi, Finlândia – Reconhece a Educação Ambiental como educação integral e permanente.
  • 1975 Congresso de Belgrado - Carta de Belgrado estabelece as metas e princípios da Educação Ambiental
  • 1975 Programa Internacional de Educação Ambiental - PIEA
  • 1976 Reunião Sub-regional de EA para o ensino Secundário Chosica, Peru. Questões ambientais na América Latina estão ligadas às necessidades de sobrevivência e aos direitos humanos.
  • 1976 Congresso de Educação Ambiental em Brasarville, África, reconhece que a pobreza é o maior problema ambiental.
  • 1977 Conferência de Tbilisi – Geórgia. Estabelece os princípios orientadores da EA e remarca seu caráter interdisciplinar, critico, ético e transformador.
  • 1979 Encontro Regional de Educação Ambiental para América Latina em San José, Costa Rica.
  • 1980 Seminário Regional Europeu sobre EA , para Europa e América do Norte. Assinala a importância do intercâmbio de informações e experiências.
  • 1980 Seminário Regional sobre EA nos Estados Árabes, Manama, Bahrein. UNESCO - PNUMA.
  • 1980 Primeira Conferência Asiática sobre EA Nova Delhi, Índia
  • 1983 Formação da Comissão Brundtland
  • 1987 Divulgação do Relatório da Comissão Brundtland, Nosso Futuro Comum.
  • 1987 Congresso Internacional da UNESCO - PNUMA sobre Educação e Formação Ambiental em Moscou, URSS. Realiza a avaliação dos avanços desde Tbilisi, reafirma os princípios de Educação Ambiental e assinala a importância e necessidade da pesquisa, e da formação em Educação Ambiental .
  • 1988 Declaração de Caracas, Venezuela, sobre Gestão Ambiental na América. Denuncia a necessidade de mudar o modelo de desenvolvimento.
  • 1989 Primeiro Seminário sobre materiais para a Educação Ambiental em Santiago, Chile.
  • 1989 Declaração de HAIA, preparatória da RIO 92, aponta a importância da cooperação internacional nas questões ambientais.
  • 1990 Conferência Mundial sobre Ensino para Todos, satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, Jomtien, Tailândia. Destaca o conceito de Analfabetismo Ambiental
  • 1990 ONU Declara o ano 1990 como Ano Internacional do Meio Ambiente.
  • 1991 Reuniões preparatórias da Rio 92.
  • 1992 Conferencia sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, UNCED, Rio/92 – Criação da Agenda 21.
  • Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis.
  • 1992 FORUM das ONG’s - compromissos da sociedade civil com a Educação Ambiental e o Meio Ambiente.
  • 1992 Carta Brasileira de Educação Ambiental. Aponta as necessidades de capacitação na área. MEC.
  • 1993 Congresso Sul-Americano - continuidade Eco/92 - Argentina
  • 1993 Conferência dos Direitos Humanos. Viena.
  • 1994 Conferência Mundial da População. Cairo
  • 1994 I Congresso Ibero Americano de Educação Ambiental. Guadalajara, México.
  • 1995 Conferência para o Desenvolvimento Social. Copenhague. Criação de um ambiente econômico-político-social-cultural e jurídico que permita o desenvolvimento social.
  • 1995 Conferência Mundial da Mulher (Pequim, China)
  • 1995 I Conferência Mundial do Clima (Berlim, Alemanha)
  • 1996 Conferência Habitat II (Istambul, Turquia)
  • 1996 II Conferência Mundial do Clima (Genebra, Suíça)
  • 1997 II Congresso Ibero-americano de EA . Junho (Guadalajara, México)
  • 1997 Conferência sobre Educação Ambiental (Nova Delhi, Índia)
  • 1997 Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade: Educação e Conscientização Pública para a Sustentabilidade, Thessaloniki, Grécia. Rio + 5 Sessão especial da Assembléia Geral da ONU realizada en Nova York.
  • 1997 III Conferencia das Partes (Quioto, Japão) onde foi proposto. O PROTOCOLO DE QUIOTO, acordo para diminuição dos gases efeito estufa.
  • 1999 Conferência Mundial do Clima (Bonn, Alemanha)
  • 2000 Conferência Mundial do Clima (Haia, Holanda)
  • 2001 I FÓRUM SOCIAL MUNDIAL (Porto Alegre, Brasil)
  • 2002 Rio + 10 (Joanesburgo, África)
  • 2002 II Fórum Social Mundial ( Porto Alegre, Brasil)
  • 2002 VIII Conferência Mundial do Clima, adoção da Declaração de Déli sobre Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável ( Nova Déli, Índia)
  • 2003 III Fórum Social Mundial (Porto Alegre, Brasil) I Conferencia Brasileira de Meio Ambiente
  • 2004 IV Fórum Social Mundial (Índia)
  • 2004 V Fórum de Educação Ambiental ( Goiânia, Brasil)

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